seguinos miranos

O LUGAR
A Magia do Delta:

Uma brumosa madrugada, o sol acaricia os degraus do berço, o vôo de uma garça interrompe o ar úmido, enquanto o som do barco armazém anuncia o começo de um novo dia. Tentar capturar a magia do Delta em poucas palavras é como tentar pegar uma porção de rio com as mãos: se nos escorreriam as histórias, os personagens, os aromas e cores, para voltar a fundir-se numa mesma massa de água que avança lentamente, mas com a segurança do poderoso.

A palavra Tigre prove do yaguareté ou tigre americano, antigo predador da região sempre em procura de veados dos pântanos. Com o avanço da população, foram desaparecendo, não assim a tenacidade desses primeiros povoadores, que ainda em condições muito adversas continuaram com seus projetos. Mas foi com a chegada dos primeiros imigrantes europeus arredores de 1890, que a região das ilhas começou a crescer, em especial pela introdução de D. F. Sarmiento do vime, que depois junto com a produção de frutas se converteria na primeira fonte de trabalho dos insulanos. O empenho destes colonos converteu seu solo alagadiço em cultivável, vencendo as implacáveis crescidas produzidas pela sudestada.


Nosso Delta é um dos cinco mais extensos do mundo e o único que está formado por dois grandes rios como o Paraná e o Uruguai, que desembocam num grande estuário de água doce como o Rio da Prata. Possui 750.000 hectares, sulcado por 207 rios, ribeiros e canais. Se o divide em nove seções que chegam até a cidade de San Nicolás. A primeira seção é a dedicada ao turismo e a recreação e por conseqüência a que maior desenvolvimento teve nos últimos anos. No resto das seções nos encontramos com grandes reflorestamentos de álamos, salgueiros e casuarinas cuja produção se destina majoritariamente à fabricação de papel.

O Delta é um lugar único em cada estação do ano, cada mudança de luz o transforma e irradia uma magia cativante. Nele convivem os insulanos, que viveram nessas terras por gerações, e os turistas que visitam seus lugares e navegam seus rios. Sua paisagem, suas luzes e sombras, produzem uma sorte de feitiço no novo visitante que o convidam a regressar uma e outra vez. Um convite sempre aberto ao lazer, ao descanso e ao desfrute da natureza viva, a minutos da grande cidade.

Nosso Delta nos fala com seu próprio acontecer. Passa frente a nós e é o mudo movimento da água que nos chama. E para poder entendê-lo não tem mais que nos despojar de nossas cotidianas ataduras e apelar aos sentidos: a mirada de mil tons de verdes, o aroma de suas águas carregadas de sedimentos trazidos vá um, a saber, de que terras longínquas, o sabor do ar povoado de perfumes infinitos… abandonar-nos aos sentidos: essa é a experiência chamada Delta, essa é a experiência Reserva Los Zorzales. Por isso os convidamos a compartilhar um lugar único imerso no coração da primeira Seção onde poderá desfrutar de seus incontáveis encantos e fundir-se com a mesma folhagem das ilhas.

O mesmo rio é um poema "um segredo de verdes ilhas que se afastam e perdem nas duvidosas águas de um rio tão lento que poderia ser chamado imóvel" (J. L. Borges). Mas ainda que pareça imóvel, este rio e a vida segue avançando e nos chamam a unir-nos em seu longo caminhar. Esperamos vocês!

Copyright © 2015 Reserva Los Zorzales - All rights reserved - Created and Maintained by Marketing Plus S.A.